Melhor Mobilidade

A Mobilidade e os Transportes Públicos foram hoje tema de uma iniciativa conjunta entre as candidaturas de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim do Bloco de Esquerda.

Foram apresentadas várias propostas pra melhorar a Mobilidade nos dois concelhos:

  1. Criação de título Monomodal e livre escolha dos utentes
  2. Criação de um de transporte municipal a pedido
  3. Alargamento da intermodalidade a outros modos de mobilidade suave
  4. Criação do Conselho Municipal de Mobilidade

#1 Criação de título Monomodal e livre escolha dos utentes
Nos transportes da área metropolitana, designadamente no Metro, o único título de transporte existente é o ANDANTE, um título intermodal* que permite ao seu utilizador, usar num trajeto, vários modos de transporte (metro, comboio, autocarro de operador público ou privado aderente ao sistema).
Como sabem, nos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, só existe um modo de transporte, o Metro, logo quem viaja apenas entre paragens destes dois concelhos, paga o direito à intermodalidade, mas ela não existe, o sistema é monomodal. Os utentes estão a pagar um tarifário intermodal, logo mais caro, sem a contrapartida referente a esse tarifário. Os vilacondenses e poveiros não podem continuar a ser expoliados pela empresa do metro, uma empresa pública, com a cumplicidade dos autarcas do PSD e PS que têm governado Vila do Conde e Póvoa de Varzim e por isso, representados na administração do Metro.STCP_Agente-Unico.jpg
Mas a intermodalidade é também imposta a todos os utentes de todos os municípios da AMP e de todos os operadores aderentes ao sistema de bilhética dos TIP1, pois que não existe a oferta de um título de transporte monomodal, ou seja, quem pretender viajar apenas de comboio, ou de autocarro ou de metro, só tem a opção do título intermodal Andante.
O Bloco de Esquerda e os seus candidatos dos dois conselhos, opõem-se a que assim continue, e exigem a criação de um título e um tarifário monomodal, necessariamente mais barato que o intermodal Andante, deixando ao critério do utentes, escolher um ou outro segundo a sua conveniência.

#2 Criação de um de transporte municipal a pedido

É um serviço de transporte destinado a oferecer um serviço de transporte público para as freguesias de baixa densidade populacional e por isso, sem oferta comercial ou pública. É um serviço que tem como característica ser flexível e ser orientado para o utente. De acordo com as necessidades, pode adotar um ou vários tipos de serviço: rota e horário fixo; rotas parcialmente fixas; e serviço livre.

Transporte a Pedido.jpgO serviços de transporte a pedido distingue-se do transporte regular porque é o utente que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas. Este serviço pode eventualmente ser implementado, com uma central de reservas única para os dois concelhos, ou mesmo ser um serviço interconcelhio.

#3 Alargamento da intermodalidade a outros modos de mobilidade suave
designadamente a bicicletas e bicicletas com motor elétrico Andante_bike.pngauxiliar. A empresa do Metro e demais operadores integrantes do sistema de transporte, em parceria com as autarquias, devem criar parques de bicicletas junto às estações de Metro, da Central de Camionagem e nas diversas freguesias, no sentido de criar 45487470.jpguma rede integrada e complementar ao Metro e restantes operadores, que permita aos cidadãos deslocarem-se no sistema de transportes coletivos sem interrupções ou obstáculos com um título único, intermodal, o ANDANTE.

#4 Criação do Conselho Municipal de Mobilidade
na dependência da Assembleia Municipal, com Conselho_Municipal_Mobilidaderepresentação de utentes dos transportes e dos operadores de todos os modos de transporte que nele queira estar representado. Este conselho teria a função de debate e estudo da mobilidade dentro do respetivo município e na AMP, com vista a aconselhar o órgão deliberativo nas questões de mobilidade e na Elaboração do Plano de Mobilidade do município e da AMP.

* título intermodal Andante
** Transporte Intermodal do Porto

—————————————————————————–
# Título Monomodal STCP

# Transporte a pedido o que é?

# Correio da Manhã: Médio Tejo testou com sucesso modelo de transportes públicos a pedido

# Transporte a Pedido nos concelhos do Médio Tejo
# Abrantes
# Alcanena
# Constância
# Torres Novas
Vila Nova da Barquinha
# Ourém
Sertã

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s