Duplicação da Av. do Atlântico ( ligação da A7/A28 à N13 )

Todos os vilacondenses conhecem as filas que se formam na entrada e saída à cidade pela A7 e A28. Estas duas auto-estradas que servem a cidade, confluem na Av. do Atlântico com apenas uma faixa de circulação em cada sentido, o que nas horas de ponta, em dias de grande afluência, mas também na época balnear, provocam filas onde estas não deveriam existir, pois trata-se da principal via de acesso à cidade.
Inexplicavelmente, a Av. Comandante Coutinho Lanhoso, do Caximar até à estrada N13, tem duas faixas de rodagem em cada sentido, passando para apenas uma, na Av. do Atlântico já referida, até à rotunda do desporto e daí até à rotunda da A28.

O troço da N13 até à rotunda do desporto, é uma via de acesso que serve igualmente a zona comercial da Av. General Humberto Delgado, onde está implantado o Continente a Stapples, entre outros, e ainda uma via de ligação à “via B” que segue para a Póvoa, o que torna ainda mais evidente a necessidde de encontrar uma solução para este estrangulamento.

Estamos em crer, que este funil se deve ao facto da existência do Aqueduto (monumento nacional) que junto ao lugar de Casal do Monte, por onde passa a A28, ter uma passagem estreita e não ser aí possível, alargar a Av. do Atlântico de forma a permitir a duplicação da via, sem que isso colocasse em risco a estabilidade do Aqueduto.

Av do Atlântico

Para obviar isso, propomos a construção de uma via paralela à atual Av. do Atlântico, que passaria a nascente do Aqueduto, ligando a rotunda da N13 com a CM1201/R. Dom Sancho I, através de um novo viaduto sobre a linha do Metro, pela única abertura existente no Aqueduto.

Av. Atlântico_5

Desta forma, a entrada na cidade far-se-ia pela atual Av. do Atlântico e a saída, pela via assinalada a amarelo.

 

Assim se constituiria um eixo de escoamento de todo o tráfego de entrada/saída e o tráfego balnear que do Caximar se dirige ao nó 15 da A28 e A7, com duas faixas em cada sentido, sem o atual funil que é a Av. do Atlântico atual.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s